Polimentos exterior e interior da ossada

POLIMENTO DO EXTERIOR
“Nos nauios grandes, posto que sejão merchantes, em especial, se hão de fazer naueqações grandes, como a da India, cumpre o liame ser forte, assy para sostentar o corpo da nao, e peso da carrega, como para soffrer, e aturar o trabalho da uiagem.” Fernando Oliveira, Livro da Fábrica das Naus, fol. 133.
Polimento da proa

POLIMENTO DO INTERIOR
Polimento do interior com uma lima rotativa
Polimento interior das aposturas cm uma lixadeira delta
Perspectiva sobre a popa



“Todos os homens entendidos nesta arte sao de parecer, que a proa do nauio deue ser chea, e nao delgada: por que achão, que a chea nauega, e gouerna milhor, que a delgada. A qual por que he leue, nao assegura o caminho, mas desuaria de caa para laa, como cauallo doudo, e reuelão.” Fernando Oliveira, Livro da Fábrica das Naus, fols. 116-117.
“ Este liame de proa se chama buçarda; e parece que foy tirado este nome doutro latino, que he bucca, o qual quer dizer bochecha; e se assy he, podemos conjeyturar, que jaa em tempo dos latinos, quando elles poserão este nome a este liame, acostumauão tambem fazer as proas cheas, e bochechudas, e que não he isto inuencão noua…” Fernando Oliveira, Livro da Fábrica das Naus, fol.121.
SEGUINTE ( BREVEMENTE)